Endoscopia Digestiva

A endoscopia digestiva é um exame que permite a visualização da parte superior do trato gastrointestinal (esôfago, estômago e duodeno - parte do intestino delgado) [ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA ou ESOFAGOGASTRODUODENOSCOPIA] OU o intestino grosso e parte do intestino delgado [ENDOSCOPIA DIGESTIVA BAIXA ou COLONOSCOPIA], essa visualização é realizada através de uma câmera acoplada em um tubo flexível, conectado à torre de endoscopia e monitores.

Os exames são realizados de forma ambulatorial, isto é, não é necessária internação hospitalar. São sob sedação venosa, alguns medicamentos via oral também podem ser utilizados para melhor visualização dos órgãos.

Na Clínica Cirúrgica Chapecó os exames são realizados com equipamentos de última geração, que oferecem imagens de alta definição com alta qualidade de imagem, que oferecem recurosos como cromoscopia digital e com uso de corantes permitem identificar lesões neoplásicas.

Utilizamos também para realização dos exames o dióxido de carbono (CO2), diminuindo assim o desconforto após a realização dos exames.

torre de endoscopia
endoscópi

Na Clínica Cirúrgica Chapecó dispomos do equipamento de endoscopia LASEREO da Fujifilm, equipamento de alta definição que através dois laseres com diferentes comprimentos de onda possibilita imagens de alta qualidade, magnificação de imagem e cromoscopia digital com LCI (linked Color Imaging), BLI (Blue Laser Imaging), BLI - brigtht e FICE (Flexible Spectral Imaging Colour Enhancement).

fujifilm
lasereo
LCI
BLI
fice
mlt
CMOS
multi zoom

A Endoscopia Digestiva permite identificar diversas doenças do aparelho digestivo como: gastrites, úlceras, pólipos, tumores, doenças inflamatórias, entre outras.

Além do diagnóstico e devido ao desenvolvimento da técnica e dos equipamentos atualmente é possível a realização da Endoscopia Terapêutica, ou seja, através do aparelho de endoscopia é possível realizar procedimentos para o tratamento dessas doenças, como:

- Biópsias

- Polipectomia

- Mucosectomia - EMR

- Dissecção Endoscópica da Submucosa - ESD

- Eletrocoagulação com Plasma de argônio

- Gastrostomia

- Endossutura

- Tratamento de Divertículo de Zenker

- Tratamento da Doença do Refluxo Gastroesofágico - STRETTA

- Radioablação de esôfago de Barret - BARRX

- Dilatação de estenoses

- Colocação de Próteses

- Tratamento de fístulas do aparelho digestivo

- Retirada de corpos estranhos

- Endoscopia Bariátrica

- Colocação e retirada de Balão Intragástrico

Polipectomia

Saiba mais sobre a Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia

Informações sobre cada um dos exames, preparo, agendamento, orientações sobre sedação.